quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Os teus olhos de amor

Abraçaste-me e disseste que estava bonita, com aquele vestido. Espantei-me e sorri, ultimamente não estás muito dado a elogios. E discordei, enumerei todas as regras enunciadas nas revistas sobre o bem vestir: os vestidos largos e curtos, com flores, acentuam as silhuetas e as formas menos elegantes, evidenciando aquilo que, com o tempo, se acumula em nós e das quais gostaríamos de nos vermos livres… não quiseste saber, estava muito bem assim, com ar jovial e descontraído. Por isso, bonito. Respondi-te isso são os teus olhos de amor.

E fui para a praia a segurar esta frase, a remoer à volta dela, como tantas vezes faço quando me surpreendo com o que digo e penso. Os teus olhos de amor, sim, aqueles que te permitem ver o que queres e podes ver, em detrimento da realidade, nem sempre bela ou consonante com a tua zona de conforto. É assim com todos nós.

Todos temos olhos de amor. E com eles varremos os outros de muitos adjetivos, tantos quantos conseguimos construir num tempo comum. Os olhos de amor bastam-se a si próprios, têm carta branca e raramente admitem questionamentos ou dúvidas metódicas. É assim, porque sim. Crescem à medida que cresce o amor e tornam-se quase inabaláveis, porque incorporam como coisa natural o que decorre do olhar do coração. Em alguns casos, os olhos de amor são eternamente fiéis, apesar da ausência de luz que os alimente.

Com o tempo, alguns olhos de amor cansam-se, ficando com cegueira passageira ou definitiva. Incapazes de verem o que sempre viram, ficam estupefactos e assutados, com episódios de escuridão completa. Não se conhece remédio certo para esta manifestação, recomendando-se renovação de lentes e afastamento temporário. Nem sempre resulta.

Alguns estudiosos tentam, numa investigação regular, encontrar os motivos que levam a este cansaço. Parece ser difícil obter leis concretas e fazer generalizações, os olhos de amor são difíceis de estudar. Sendo pertença de todos, têm configurações únicas. Cada caso é um caso.





Sem comentários:

Enviar um comentário