quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Doce balanço

O mar à nossa frente e um cheiro forte a maresia. 
Percorremos vezes sem conta o caminho livre na praia, entre a toalha e uma bóia que escolhemos, ao longe, para meta. Vamos e vimos numa cadência diária, rotina instituída, a conselho de algumas dicas de bem-estar. É importante fazer caminhadas à beira-mar. Façamo-las, já não somos jovens. 

E também porque ao andar, em silêncio, com a música de fundo do mar e vozes dispersas, fazemos balanços breves do ano e projetamos o que aí vem.  Sem pressas e tempos curtos, apenas deambulamos por aquilo que fomos e aquilo que está para vir. Uma espécie de balanço anual, não é dezembro, mas para quem é educadora, este é um tempo de viragem. Sobretudo se vamos iniciar um novo percurso. E assim vai ser. Regresso em setembro, à companhia dos meninos.

Esta ideia e esta realidade inquietam-me um pouco, tanto quanto me alegra. Vou receber um grupo de crianças, com idades e experiências diversificadas e com eles vou embarcar numa viagem rumo ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Penso na adaptação, na minha idade, em tudo o que terei que fazer, dizer, pensar e escrever e tenho medo. Inventario algumas dificuldades, parece que talvez elas estejam agravadas, tenho receio de não ter força, discernimento, saber e competência para educar e ensinar como acho que as crianças têm direito.  

Depois sorriu com eventuais descobertas, revejo a minha metodologia e inventario o que posso fazer, por onde vou começar, o que não posso esquecer. E acalmo-me, digo que vai ser possível e que tudo vai correr bem. 

E assim há-de ser com a minha aposta, o envolvimento das crianças e a participação das famílias. E o apoio da equipa. Tudo irá dar certo, pois claro. Conto com eles e eles comigo.
Para começar, é um bom início…pois não é?


2 comentários:

  1. Claro que sim, e irá dar certo com certeza.
    Basta a enorme sensibilidade que transparece neste blogue para saber que as crianças estão bem entregues e que a educadora tudo fará para que se sintam bem.
    A intranquilidade de início de ano é algo que me acompanha há 26 anos... mas isso é um bom sinal.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas palavras. É bom quando assim é e quando nos respondem. Mas como sabemos e alguém disse, "só amor não basta". E só sensibilidade também não...mas espero criar um bom espaço para todos.

    Obrigado por me ler e comentar. Ajuda
    Manela

    ResponderEliminar