sábado, 14 de setembro de 2013

Sábado de setembro

O fresco da manhã entra pelas janelas e há um sol tépido que aquece de mansinho a paisagem. Já bebi o café na rua, comprei os jornais de fim de semana e preparo-me para o dia que aí vem.
Dentro de mim, o descanso anda salpicado por algumas preocupações, coisas da escola que preciso de pensar e organizar, porque os meninos e as meninas na segunda-feira estarão, entre a expectativa e o receio, à espera de um dia bom no jardim de infância. E os dias bons revestem-se de uma pedagogia estruturada, com adultos que sendo espontâneos e acolhedores, necessitam de oferecer e construir em comunidade, um ambiente facilitador de inclusão e liberdade, que apenas vinga, se suportado em práticas pensadas, propostas, discutidas e agilizadas.

Esperam-me 25 meninas e meninos e 25 famílias. Tanta gente, Mariana, como diz um livro que já li. Pois, muita gente, com muita(s) história(s), que necessito de conhecer, amar e desafiar. 

Por agora, com estas ideias a levedar dentro de mim, vou estando neste sábado, suave e ameno. Para inspirar o dia, visito João dos Santos


"A criança precisa de ter tempo para descobrir e se descobrir, para se ver ao espelho, no outro, nos outros, para que alguém lhe possa estender as mãos, para que ela receba a mensagem da cultura, para que a criança possa adquirir sabedoria (...) A criança precisa de ter espaço para criar tempo. Tempo para brincar tempo que seja todo tempo inteiro. Para sentir, aprender, pensar...nas cosias sérias da vida...no brincar. Para que possa ler na natureza, nas pessoas e nas coisas...antes que seja tarde"

João dos Santos, 1991    

2 comentários:

  1. Obrigado professora... foi, é, e será uma estrondosa referência para mim, pela pessoa extraordinária que é, e pelo profissionalismo que sempre revelou em todas as áreas.
    Fala com o coração... muito obrigado....

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Rute...ser referência é importante e isso acalenta-nos a segurança e a força. Contudo, quando se fala de educação, sabe, tão bem como eu, como são difíceis os caminhos que temos que percorrer. Todos sem exceção. Saibamos nós unir as nossas forças e saberes profissionais para responder aos desafios! sós nada conseguimos, em conjunto é muito melhor!

    Um abraço e obrigada

    ResponderEliminar