domingo, 11 de maio de 2014

Rotina boa

Domingo com fim à vista, aproxima-se a passos largos o fim de tarde, está radioso e cheio de sol. 
Por aqui estou, entregue às minhas planificações semanais, a tentar que sejam largas e muito flexives, para nelas caberem as ideias e a vontade dos meninos e meninas e da restante equipa. Acredito neste processo coletivo de juntar tudo para que corresponda ao grupo que na sala vive...não podia ser de outra forma, aquelas mais fáceis mas menos participativas. E a participação é coisa que exige negociação, consensos, discussão, num clima de audição permanente dos outros. Tudo menos fácil e imediato. Mas o unico caminho a fazer em educação. E na vida. Familiar, social e politica.

Dúvidas de comportamento sobre os gatosO domingo foi sereno, com amigos por casa e um bom almoço. Daqui a pouco vou dar banho aos meus gatos, que andam a perder pêlo pela casa. Mais um trabalho a que me obrigam e do qual não gosto muito. Mas  gosto dos meus gatos, um cinzento e outro branco, que me olham com olhos de entendimento e que me seguem pela casa. Os meus filhos dizem que estes gatos são como os cães, principalmente o meu, o Gattuzo, que discretamente se senta ao meu lado e espera por mim, sempre que estou a arranjar-me ou a pendurar roupa, ou a lavar loiça. Ou a escrever no computador, como agora.

Quando penso em mim e nos gatos, penso na imensa possibilidade de mudança que os seres humanos encerram em si. Nunca gostei de gatos ou de outros animais cá por casa, e agora tenho dois e tirando as zangas com os pêlos e outras traquinices que fazem, gosto muito deles. Não perco tempo a dar-lhes muita atenção, mas gosto de os ver dormir ao sol, no sofá e a procurarem-me pela casa, quando dão pela minha falta. 

Para além disso, ajudam a que os dias de domingo tenham o gosto de uma boa rotina. Aquela que precisamos para relaxar, depois de semana(s)s intensa(s).


Sem comentários:

Enviar um comentário