sábado, 31 de maio de 2014

Dia da criança: beijos e abraços para ti

Hoje é sábado, a noite aproxima-se lentamente, mas ainda há claridade e sol e uma brisa suave a refrescar o fim de tarde. Diremos todos que este foi um dia bom, queria que também assim o sentisses, menina de pele branca e olhar demorado. Quero imaginar-te algures num sitio da tua casa, quem sabe à porta da rua, a sentir o sol na cara, depois a correr sobre as pedras do caminho, com a alegria de um pássaro que já pode voar sozinho e por isso dispensa ajuda. Ou talvez estejas dentro de casa, a brincar com um jogo ou a tentar escrever o teu nome, para que não te esqueças de como se faz a graça que te deram. Num ou noutro lugar, espero que assim seja.

Amanhã vai ser dia da criança e desejo-te um bom domingo. Com coisas boas, doçura que baste, gostas de bolo de chocolate, bolachas e rebuçados. És gulosa, de doces e amor, prendes-te aos nossos afetos e ficas a ver quanto tempo conseguimos manter-te junto ao nosso coração. Se o tempo é curto, ou se outra coisa  nos chama para longe de ti, protestas sem piedade, fazendo valer o teu choro, com uma sonoridade alta e pouco agradável.  És insistente e não te dás por vencida, pedes o bocado a que julgas ter direito. O teu corpo, o teu coração, a tua idade e a tua história, exigem que saibamos amar-te sem interrupções. 

Espero que o teu dia amanhã decorra sem mácula e sem pecado. Espero que seja um dia limpo, grande e lindo e que possa amanhecer com pão com manteiga e leite morno e terminar com uma festa na cabeça na hora de ir deitar.  Depois de um jantar na presença de todos. Que durante o dia te brindem com os beijos e abraços que precisas, para ficares mais feliz e menos preocupada. És demasiado pequena para enredares os teus dias com medos inquietos e lágrimas que nunca param.

Quero acreditar que vai ser um pouco assim. Se não for, peço desculpa pelos adultos que não foram crianças e não sabem alindar a vida com respeito e amor. Estão muito zangados com a criança que ainda chora dentro deles e não sabem o que fazer para se reconciliarem com ela. 

Mas disso tu não tens culpa. Espero que quando cresceres possas aprender a perdoar e a conviver com os dias em que não foste menina. Para que te tornes numa mulher de presente e futuro.
Eu sei que falta muito tempo e que entretanto vai ser dia da criança, mas hoje é apenas o que posso dizer e fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário