quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Equipa(s) e...cantigas

Estava na sala e ouvi a voz da T. cantar uma música suave, linda, conhecida. Parei e vim cá fora e os meninos estavam todos sentados, a T. com um ao colo, rostos calmos e olhos abertos, a trautear os sons, a tentar acompanhar e aprender a letra. As palavras e a música saíam serenas e longínquas, assim as senti, assim ecoaram no meu coração. 
Sentei-me, pus a mão por cima dos ombros da T. e comecei também a cantar. Senti-me pequena e contente, senti o cheiro do mar, as ondas da praia da Torreira, as vozes da minha infância, as mulheres no lavadouro a bater as mantas na pedra, com as suas mãos de cuidar da vida e do mundo. Um mundo de trabalho entre a casa e o campo, um mundo de quintais e árvores e milho e uvas neste tempo de outono. 

Juro que fiquei tão contente e agradecida, que cantámos várias vezes a canção e os meninos e meninas gostaram e sorriram com a minha alegria e partilha das memórias. A T. também sorriu pelo meu encanto, ao nos ter dado uma cantiga que eu já quase esquecera. E por me fazer voltar ao meu tempo de meninice. Foi bom.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOgPSvREUXS6PCvc8GPvVoQ4n50wkhlZYsRyUod7j-hZBnxBRKeBcYNVVqfzx3wqD6u7ZmvnLGKXHY-fovv5DUqQ8uLfXl_U4cFdTqg6dAkwI-euKvNftoCvyCAUUsWPmS0rLor5QP6Jc/s1600/DSC03002.JPG 
Andei com a cantiga todo o dia na boca e a pensar que as equipas, as que assim podem ser consideradas, se reforçam e se alimentam pela  complementaridade de saberes, que muitas vezes são um bálsamo para os dias mais difíceis de ser educadora e auxiliar. 
E isso é muito importante para um trabalho partilhado. Creio que se chama sensibilidade e sintonia. E os meninos e meninas sentem isso. 

E aqui fica a cantiga, com cheiro a mar, a amor e a liberdade.

Já o vento me leva ao ar
Coradinha da cor da romã
Pé aqui..pé ali...pé além
Dá-me um abraço meu lindo bem

Oh que praias tão lindas tão belas
Onde eu ia passear
Sentadinha na areia sózinha
Apanhar conchinhas do mar

2 comentários:

  1. Saudades da minha infância....tantas vezes a cantei com os
    meus meninos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Manuela pelas palavras que escreve e que nos serve sempre de inspiração para alguns momentos da nossa vida. Hoje "Equipas(s)e...cantigas" vai ajudar certamente a iniciar a nossa reunião de equipa de creche. OBRIGADA. Um Beijo.

    ResponderEliminar