sábado, 19 de outubro de 2013

Apenas o (im)possível

Chove. 
Cai a chuva no telhado do meu sótão e embala a tarde boa de descanso. É sábado. 
As folhas molhadas das árvores que vejo pela janela parecem frescas e claras, lembra-me a humidade do musgo do presépio de natal. Sinto uma ligeira nostalgia e saudade. De ser mais nova e ter a minha mãe por perto e confirmar que a vida, em muitos dias, pode ser e é normal. Acordar e ir ao mercado, comprar legumes e peixe e fazer o almoço e rir. E sentir que outros tomam por mim as decisões necessárias. Estou cansada de comandar destinos. Tomar nas mãos o centro do meu mundo, pensá-lo com mil precauções e sentidos, escolher a paisagem certa para os eventos de ser pessoa em conjunto com outros. Cansa. 

Quero apenas do sol o seu calor mais suave nestes dias do outono. Depois, quero apanhar flores secas, fazer um arranjo e colocá-lo no lugar certo da sala. Comer castanhas cozinhas com erva doce e dormir no sofá, com o gato por perto. Apaziguar esta procura excessiva de mudar o que penso não estar certo, tal é a convicção de que a mudança é necessária. Hoje não quero sonhar mundos onde todos tenham um lugar. Não me quero ocupar com tal missão, é difícil e penosa. Sinto-me só neste combate. 

Por isso, tenho saudades da minha mãe. Das suas prioridades matinais, do tempo que queria quente ou chuvoso, da atenção para com o pequeno almoço e do seu afastar das cortinas para olhar para a rua. Dos seus pequenos gestos, das mãos morenas, do afagar da toalha de mesa e do tempo que demorava a olhar para os netos, com os seus olhos de carinho. Como a coisa mais importante. E era. 

Queria-a por cá. De certeza que me iria chamar lá de baixo da cozinha e dizer quando vamos fazer o jantar? e quando eu descesse, assim cansada, ouvi-la dizer mas o que estás tu a fazer? porque trabalhas tanto?... hoje é sábado... e encolhia os ombros e ficava contente de me arrastar para ela. 

Pois é mãe, hoje é sábado. E embora esteja rodeada de gente, fazes-me falta, para me chamares para outro lado, para o lado onde o corpo e a mente descansam, entre uma conversa sobre o tempo, uma chávena de chá quente e o fumegar da panela do jantar ao lume. E o jornal aberto e tu a comentares comigo as noticias frescas do dia. 

Podes vir? 

3 comentários:

  1. "Hoje não quero sonhar mundos onde todos tenham um lugar. Não me quero ocupar com tal missão, é difícil e penosa. Sinto-me só neste combate."
    Não, não está só, Manuela.
    Felizmente ainda somos alguns/algumas, apesar de ser, mesmo e cada vez mais, não sei se pela idade se pelas circunstâncias, cansativo e desgastante "mudar o que penso não estar certo, tal é a convicção de que a mudança é necessária."

    Bem-haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário. Dá-me ânimo, porque me sinto só e parece que luto contra ventos e marés! mas talvez não, visto que outros - poucos? - sentem o mesmo que eu.
      obrigada. E já agora parabéns pela belíssima prática que tem e espreito no blog da sua sala...
      Boa semana, Juca!

      Eliminar
  2. Eu acredito que ficamos no coração das crianças que passam nos nossos corações!
    Já com os adultos...às vezes demora tempo...
    O meu filho João Pedro de vez em quando lembra-me que na farmácia se compra "uns saquinhos de paciência" alguém lhe disse esta, e ele acredita até hoje! :)
    Boa semana! Um grande beijinho

    ResponderEliminar