terça-feira, 10 de junho de 2014

Tarde de formação

Feriado, 10 de junho. Tempo livre, tempo de descanso.
Bem, nem tanto, de tarde tenho três horas de formação na Companhia de Teatro de Almada, denominada "Oficina de teatro", em conjunto com outros professores, para pensarmos e discutirmos e aprendermos coisas sobre a matéria em causa, mas também para no sensibilizarmos para a importância de sermos agentes ativos para aproximar a vida das crianças e jovens destes espaços de cultura. Para que a escola tenha mais arte e os currículos possam alargar-se e sairem das suas fronteiras tantas vezes comprimidas, rígidas e demasiado escolares.

aulas-de-teatroEstou a gostar, apesar de um horário algo carregado, para um final de ano letivo. Mas chego a cada sessão, às vezes ligeiramente mal disposta e cansada, até um bocadinho arrependida desta minha decisão, e tudo passa, porque me apaixona discutir com outros o sentido da escola, a nossa importância como arautos de outras culturas e formas de pensar a educação, o ensino, os meninos e as meninas. Os alunos. E as familias e as comunidades educativas. E claro, aquilo que se aprende sobre teatro.

Hoje, é um bom programa, para que possa sair de casa e me misture num grupo de pessoas que andam à cata de serem melhores profissionais e construirem redes de apoio nesta aventura de ser professor. A mim vai-me ajudar a relativizar a missão não cumprida de ontem que ainda paira no ar e dentro de mim. Como um insucesso. Manda o bom senso que me lembre e acredite num ditado que a minha avó tantas vezes dizia: o que não tem remédio, remediado está.

E sacudia os ombros e ia para a frente, a fazer caminho. Sou menos decidida e mais arrastada e pegada às situações... sempre a pensar que eventualmente teria remédio, se...e se...e se...

Vai-me fazer bem ir para a formação. 


1 comentário:

  1. Porque também me apaixona "discutir com outros o sentido da escola" e porque também gosto de me misturar "num grupo de pessoas que andam à cata de serem melhores profissionais e construírem redes de apoio nesta aventura de ser professor" faço formação sempre que posso...
    e passo por cá, para continuar a inspirar.me com as suas palavras.

    ResponderEliminar