segunda-feira, 29 de julho de 2019

Em tempo de verão, sorte e amor para a menina

Neste tempo quente e de mar por perto, nasceu mais uma menina na família. Podia perder-me nas águas do mar, lavar a alma do tempo cansado, refrescar-me nas horas do amanhecer, mas tudo apela a que pense nela, menina nascida em terras de Escócia, de mãe Polaca e pai Português, que é meu sobrinho, brincou comigo em pequeno, partilhou conversas sérias no sótão, passa, ainda hoje, a consoada na nossa casa. 
   
Olho para a foto da menina e enterneço-me pelo rosto lindo, em sono tranquilo. E o casaquinho azul, com lacinho cor-de-rosa. E penso nos pais e no seu amor, antevejo-o às vezes surpreso, às vezes frágil, às vezes inquieto, mas sempre intenso, desmedido e do tamanho do mundo. E confirmo mais uma vez que o mistério da vida se cumpre e que sendo comum e tão antigo, ganha novos sentidos, renovando uma espécie de fé no destino. E de novo tudo pode ser construído, a beleza do amor em beijos macios, a pele suave num corpo pequeno, os primeiros risos e  choros, as noites suspensas pelo cheiro do leite, que a mãe dá para alimentar a filha, no corpo e no coração. E parece-me que não há dádiva maior nem mais intrigante, transformadora e difícil de levar a bom porto. Porque é preciso, para além do amor, muita sorte e coragem para este desafio de fazer alguém ser a sua melhor promessa. 
Por isso, para a nossa menina, eu desejo, daqui do sol e do mar, uma vida longa e cheia de boas marés. Com búzios e conchas de muitas cores, dias lentos para saborear a infância, brincadeiras alegres em dias felizes, abraços grandes para amarrar os laços do amor sem fim. E para os pais, desejo a persistência para fazer a vida acontecer, astucia para descobrir o norte nas noites mais cansadas, saúde e capacidade para educar e amar, sem fim à vista. Porque é disto que se trata, quando temos um filho: embarcar, com convicção, numa viagem sem retorno, onde quase tudo depende de nós e da sabedoria para içar a vela e velejar ao sabor do vento. Sem medo e com muita alegria.
Que seja bom, desafiador e promissor o futuro da nossa menina e dos seus pais.
Parabéns, beijos grandes e muita sorte na vida!

2 comentários:

  1. Lindo texto, tanto amor, a família. Que nunca se quebre o laço, a cumplicidade, o amor!

    ResponderEliminar
  2. Faltam menos de 5 meses para a Malta estar toda a mesa!

    ResponderEliminar