quarta-feira, 3 de julho de 2019

Bilhete de identidade


Aqui estou, frente ao espelho e à vida. 62 anos de mim, sem saber como. O corpo a encaixar-se no tempo, a alma a querer outros rumos. E mudos de espanto nos quedamos, entre memórias e sonhos fatigados, que como o corpo, se aconchegam à cadência do tempo. O tempo com brisa suave e pouca urgência. Já nada renova o prazer do que vem a seguir. O futuro parece perto, desfiado em palpites breves e viciados.

E, no entanto, de vez em quando, o som trémulo da alegria e a paixão de ainda ter, por entre a pele, uma janela para a lonjura do mar e dos sonhos. De vez em quando o prazer de um livro, o espanto de saber que homens e mulheres compõem inteligentemente a cultura, produzindo saber e compreensão do que somos. Uma felicidade imensa por pisar a terra, abraçar a vida e o porvir, acreditar na coragem de gente boa. 

De vez em quando, o esquecimento do caminho feito, por se almejar, com todas as forças, um novo nascer e uma terra prometida. Como se criar fosse a única possibilidade para os dias que nos cercam. Hoje, como sempre, desafiar o medo da morte lenta, que nos confina a noites escuras e abafa os dias claros. 

Aqui estou frente ao espelho, olhando-me por todos os lados, procurando uma nesga para alvitrar poemas certos para corações cansados. Porque a cegueira à beleza dos dias é moléstia feia para alimentar. Continuemos, pois do lado certo do desassombro. Apesar dos 62 anos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário