quinta-feira, 24 de julho de 2014

Uma fotografia bela

Olhamos para a fotografia e emocionamo-nos. Pelo menos eu. A mulher, nova ainda, com o rosto a olhar para nós, bonita, cabelo liso, olhos grandes castanhos, segura um bebé junto ao seu peito, delicada e suavemente, aconchegando-o com os braços e as mãos, numa espécie de concha protetora. O bebé, muito pequeno, encosta-se nesse peito, olhos fechados, boca linda, cara de mimo e encanto, parece que dorme, mas sobretudo aninha-se porque aquele colo é de amor e cheiro doce. O bebé sabe, sem saber dizê-lo, que aquele colo já abraçou a sua mãe e por isso tem raízes longas, é seguro e confiável, já deu provas de amor incondicional.  

bebe a dormirOlhamos para a fotografia e é bela. Um retrato de uma avó, jovem, a quem chamo menina francesa, pelo seu porte, sempre digno e aprumado, meio juvenil, que vai bem com as suas ideias e leituras sobre a vida e o mundo.
É uma avó que acalentou este gesto e que fala dele a sorrir, confirmando Sim, é uma bonita fotografia, permitindo-se elogios e reconhecimento, ela que anda de braço dado com a descrição e o recato. Uma espécie de segundo plano que encontrou no seu trajeto e que a protege dos holofotes da primeira fila. Não que se recuse a dar o peito às marés do tempo que vive, mas mulher experimentada, insiste em não comandar navios, preferindo permanecer em terra a cuidar dos que ficam e a espiar o tempo das tempestades e ventos fortes. Em guarda. Solidariamente.

Esta menina francesa, mulher pesquisadora de mundos e enredos, está agora sob as luzes de um novo afeto. Segreda-me sim o meu neto...é o meu neto, sim... e os olhos brilham e o riso fica contente e as palavras silenciam-se pelo tanto que é ser avó. Uma renovação e um mistério, uma paixão.

E eu, que com ela privei, fico em silêncio a saborear o seu encanto e a sua nova missão. Vai desempenhá-la com as qualidades que tem, feitas de cuidado, afeto, inteligência, entusiasmo, sentido de si e dos outros. No meio, principio e fim, olhará para o seu neto e amá-lo-á todos os dias com a firmeza e a doçura que mostra na fotografia. Muito bela.
Parabéns, menina francesa. Muita sorte e sonho para esse menino neto. Lindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário