sábado, 9 de julho de 2016

Avaliar. Para quem escrevemos?

Escrevo. Junto as palavras e componho as ideias, relembro ações e consulto os factos, descrevo, o mais detalhadamente possível, o trajeto de evolução e aprendizagem. Tento garantir, por escrito, que em setembro, o saibam acolher e abraçar, tal qual ele é e pode vir a ser. Uma pessoa, com recursos e promessas. 

Emociono-me. Três anos de caminho, ao principio o corpo todo em tudo, tinta e cola na boca, água a escorrer nas mangas, gestos assustados e poucas falas. Apenas os olhos, apenas a emoção, às vezes contra todos, às vezes contra o chão, a cuspir e a deitar fora tudo o que não encaixava na sua experiência. Às vezes zangas, às vezes o cansaço, às vezes o lamento de ser-se tão pequeno e saber já tudo de si e tão pouco de outros mundos. Aos poucos, a alegria, parar para olhar os outros, aprender e envolver-se, por fora e por dentro, desenhos e pinturas mais elaboradas, o pincel de braço dado com a liberdade e o coração, a leveza dos traços, para cima e para o lado, fazer uma casa sem que parecesse, mas a intencionalidade já presente. Agora, a confiança de assinar o nome nas produções e nos mapas, as cores na ponta da língua, a realização das tarefas, a cooperação com outros, o sentido sempre alerta e a curiosidade imparável de quem procura, antes de todos, o que vem nos sacos...  Ah é para fazermos uma casa para os caracóis...eu sei... posso ser o primeiro??? Sempre a tentar garantir o que não tem de mão beijada.
 
https://oexcluido.files.wordpress.com/2011/01/papel-e-caneta1.jpgPara quem escrevo eu? para a família que veio e não sabendo ler, ouviu e conversou e sorriu. E quis confirmar se ele estava bem. E está, pois, menino lindo e combativo, persiste nele uma ligeira agitação, qualquer coisa que o faz levantar-se, perguntar, falar. Mas já sabe ouvir, compenetrar-se nas suas escolhas, iniciar, desenvolver e terminar. Persiste nele um imediatismo na resolução de problemas que o faz bater ou dizer um impropério menos adequado. mas já sabe encontrar palavras boas para oferecer aos outros, discutir no conselho, com argumentos e atenção. E sabe fazer teatro, e sabe dançar e cantar e espanta-se com a beleza e gosta de artistas. E memoriza e compara. e muito mais...e emociono-me de novo e canso-me com tanta escrita. 

Para quem escrevo eu? para uma escola de norma e padrão, onde os diagnósticos são prontos a vestir e as metas uns cardápios que guiam o futuro, sem espaço e gente por dentro, que é como quem diz sem os meninos e meninas autênticos e reais que povoam as nossas salas e a nossa profissão?  

Ou para uma escola que aprende, que diferencia as suas práticas e modos de fazer, desafia cada um de acordo com o que é e sabe e materializa uma aprendizagem a par e passo, centrada no grupo, no contexto de vida das crianças, famílias e comunidade? Uma escola preparada para acolher cada criança, nas suas características, sonhos e condições?

Prefiro pensar nesta ultima solução, para tranquilizar os meus receios e previsões. Para sentir que avaliar assim, descritivamente e centrada nas conquistas e evolução, é bom, é certo e vale a pena. Para que todos tenham lugar e o sucesso seja um direito real e indiscutível.
E não fique a ruminar na ideia que uma colega me disse quando viu uma ficha de avaliação...Bolas, pois...tu fazes assim porque és perfecionista e consciente, mas ninguém vai ligar a isso!...   
Mas vai, não vai? 

11 comentários:

  1. Claro que vai, nisso acredito também e quero continuar a acreditar. E por isso o faço, assim, também.
    Mais um texto fabuloso, que vou levar a partilhar.
    Obrigada Manuela.

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  2. Colega revejo-me nas suas palavras e também eu escrevi muito e não disse tudo o que queria/devia/sentia. mas alguém vai liar a isso...vai, não vai? Bjs

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  3. Bonita prosa quase poética! As metas serão substituídas pelo perfil de aprendizagem. A minha homenagem aos professores de sala de aula que apesar das mudanças constantes dão sempre o seu melhor.

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  4. Tão bem escrito, mas tão bem escrito que faz inveja ( da boa!)!!!!!

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  5. obrigada!
    é o que me ocorre dizer, pois vejo-me espelhada nestas questões, a quem escrevemos nós, tantas vezes noite a dentro (como é o meu caso hoje), escrevemos porque acreditamos nesta avaliação autentica e holística. Escrevemos porque aquilo que fazemos é demasiado sério para se encaixar numa grelha redutora...escrevemos porque dedicamos a vida a este processo maravilhoso de gerar curiosidade por crescer atentos, absorvendo o mundo, em teatros de faz de conta para entender essa sociedade repleta de gente grande...é por isto que Eu escrevo noite dentro! Obrigada

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  6. Manuela, já tentei várias vezes comentar e dar-te o sparabéns por todos os textos que escreves, inclusive já os utilizei (informando a fonte e a autora).Tens a capacidade enorme de escrever aquilo que as educadoras que amam a sua profissão sentem mas não t~em dom para o fazer. Pessoalmente agradeço-te imenso. Estou sempre à espera do próximo texto.Obrigada por existires e escreveres assim.Paula Coelho

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    1. Obrigada, por leres e comentares. è sempre bom saber que pensam e sentem como nós.

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  7. Dúvidas que nos assaltam a todos, aqui colocadas de forma irrepreensível. Sim, alguém lerá! Poderá não ser o professor, mas alguém lerá! O pai, a mãe, alguém que se interesse genuinamente pela criança. Porque é da vida dela que se trata, daquilo que a faz única e irrepetível, daquilo que nos alegra, mas também do que nos angustia. E nós, como ultrapassaremos o cansaço, os problemas nos tendões de tanto teclar, a incompreensão de todos os outros que trabalham junto de nós e não são educadores?

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    1. Pois nós...nós ultrapassamos tudo com a certeza que fizemos tudo ao nosso alcance para fazermos o melhor possível. a questão é quando não chega...e tantas vezes não chega, como por aqui pelos meus lados...mas vamos continuando...existem ainda muitas a escrever, como nós, e a acreditar...e existe sempre os risos deles e a alegria de os ver crescer. Obrigada

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  8. Só hoje leio este tão belo texto, quase poético, como referem em cima. Depois de à semelhança de muitas nós, também eu ter passado horas e horas a escrever. Mas a avaliação feita desta forma, autêntica, descritiva, tem o seu quê de poético. Escrevemos sobre os seus sonhos, as suas conquistas, os seus medos e receios. Alguém irá ler, de certeza. E mesmo para aqueles que não leem, socorro-me das palavras do meu querido amigo Rubem Alves (com quem partilhei angustias e conquistas): “Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.”
    Obrigada por mais um texto fabuloso.
    Votos de umas ótimas e merecidas férias.
    Rosa Maria Alves


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