Uns chegam em correrias malucas, risos altos e gestos enérgicos, com as mães a protestar, porque fugiram delas. Outros, mais calados, franzem o sobrolho e encostam-se mais um pouco ao sono que trazem preso ao corpo. Outros, dizem bom dia e marcam a presença, compenetrados das suas obrigações. O inicio do acolhimento é assim, interativo e com uma forte relação dual, assente em olhares e trocas de coisas que vêm de casa, combinações de brincadeiras conjuntas, ameaças de nunca mais se ser amigo. E o plano do dia tem que esperar, porque há braços no ar e pedidos: posso falar de um problema?...Posso dizer uma coisa?...Quero falar. E paramos tudo e falamos que este desejo recentemente conquistado merece ser respeitado e valorizado. Para além do plano do dia, ou melhor, em favor do plano do dia, que necessita de meninos e meninas que saibam dizer-se e pensar-se.
E lá ficamos nós em conselho a ouvir-nos e sempre a dar atenção a quem está aflito, em lágrimas e em dores. Porque as sentem e as expressam. Eu tenho um problema, a minha mãe foi ter um bebé, no hospital, é o meu irmão...mas isso é um problema? o teu mano está bem?, digo eu. E ele responde do alto dos seus 4 anos...o problema é que a minha mãe não vive na minha casa. Eu tenho um problema...o meu irmão caiu e ficou ferido e foi para o hospital...Manela, a L. já não é minha amiga... Todos ouvem, todos comentam, todos querem falar.

E assim vamos nesta comunidade de gente que cresce a cada dia, entre colos e dedos no ar, para se dizerem. Fico maravilhada e incrédula com a rapidez da aprendizagem e a possibilidade de com palavras fazerem o exercicio da expressão dos seus sentimentos. Tenho a certeza que este é o caminho, aqui e agora, neste lugar, com estes meninos e meninas. Saibamos nós, apoiar estas manifestações e torná-las a coisa pedagógica inserida no currículo de trabalho. Para não espreitar, no final da semana, um certo incómodo, pelo que não foi cumprido na semana da alimentação saudável...
Tão bom!
ResponderEliminarO texto e a sua circunstância...
Mais uma vez, gostei muito, mas especialmente de: "Para além do plano do dia, ou melhor, em favor do plano do dia, que necessita de meninos e meninas que saibam dizer-se e pensar-se."
ResponderEliminarEsta frase é uma síntese fantástica.
Mais uma vez, gostei muito, mas especialmente de: "Para além do plano do dia, ou melhor, em favor do plano do dia, que necessita de meninos e meninas que saibam dizer-se e pensar-se."
ResponderEliminarEsta frase é uma síntese fantástica.