quarta-feira, 15 de julho de 2015

Um pouco de luz

No fundo da alma há um sítio secreto do amor onde se podem guardar as lembranças doces de outras vidas. Coisas pequenas e límpidas, água a correr de nascentes, alguns risos de alegria, pratas coloridas de embrulhar chocolate, torradas e mel, paus de canela e conchas do mar. 

É um sítio longe, decerto terás que palmilhar pela poeira dos caminhos, escutar o vento do norte e perder-te nos canaviais, rogando pragas pela secura da pele e a falta de água para matar a sede. Peço-te que não desistas, que aguentes firme a lonjura do sonho, que resistas a fugir do mundo para te recolheres no princípio da dor.

http://downloads.open4group.com/wallpapers/agua-e-pedras-claras-dabf3.jpgAcredita em mim e pensa que no fundo da alma há um sítio secreto do amor, com  rios de estrelas candentes e esteiras macias, algumas pérolas contra maus-olhados e cartas da sorte para virar destinos. 

É um sítio longe, eu sei, decerto te inundará um desespero fino de cortar esperanças e um cheiro antigo de prolongar memórias. Peço-te que não desistas e venças a prova dos nove, aquela que tentas fazer para acertar com os números perfeitos da vida.   

Entretanto descansa e dorme, deixa todos os fios que te prendem a alegria, recosta-te numa pedra lisa e fina, sente o bater do coração junto ao peito. Enche-te de encantos e clareza, procura a maravilha. Ouve o poeta.

Procura a maravilha

Procura a maravilha

Onde um beijo sabe
a barcos e a bruma.

No brillho redondo
e jovem dos joelhos.

Na noite inclinada
de melancolia.

Procura.
Procura a maravilha

Eugénio de Andrade

2 comentários:

  1. Passei a manhã a alimentar-me de tuas palavras.
    Belíssimas e cheias de coração.
    Fez-me chorar, sorrir, amar.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada e ainda bem. Só nem sei quem escreve...

    ResponderEliminar