domingo, 5 de junho de 2016

Conversar a vida...

Entre festas e passeios, projetos a terminar, livros e leituras, muitas brincadeiras, o final do ano letivo aproxima-se a passos largos. Invade-me uma ligeira inquietação, uma espécie de nervoso miudinho, o desejo de ter mais tempo para continuar, apesar do cansaço. Tento conter-me neste desassossego, esbracejo por dentro, mas deve ver-se por fora, porque oiço a M. dizer mulher não te stresses!  e penso no meu currículo, no nosso currículo deste ano.  Tão incompleto.
Penso na semana. E na rapidez dos dias. No quanto planeámos e no quanto fizemos. E retenho como fundamental as conversas...como dizia a L. um dia destes mais outra reunião?  sinto-me uma chata mas não posso deixar de mobilizar as conversas, os conselhos. Temo-los aos molhos e apesar de alguma distração e agitação, julgo que os aprenderam a apreciar. Ouvem e falam, nem sempre às horas convenientes ou determinadas na rotina, mas sobretudo quando as situações acontecem. São conselhos urgentes, a quente, onde tentamos que todos se envolvam. Evito os monólogos, mas também existem. Acalorados, emocionados, porque é difícil viver aqui. Porque é difícil construir serenidade. Porque é difícil arrumá-los em lugares de afetos bons e seguros. Porque entram já zangados. Porque constroem relações pela briga, apesar de se gostarem. Porque choram. Porque o corpo não para. Porque querem muito colo. E pessoas atentas e amorosas. Porque precisam de liberdade e contenção.

A A. tira a flor ao R. e fica a vê-lo chorar muito e corre e foge e ri-se e deita-lhe a língua de fora. Observo e depois de entrarmos na sala e nos sentarmos, descrevo a situação e pergunto-lhe porque fez isso. Baixa os olhos e fica em silêncio. Levanto-me e fazendo teatro com o exemplo da plasticina que leva regularmente para casa, se te tirassem, se rissem e tu chorasses? Fica calada e em silêncio. Depois diz mas eu quero pedir desculpa. Esperamos. Como todos estão a olhar sugiro que peça noutra altura, não é necessário ser agora, pode ser quando estiveres sozinha com o R. mas ela diz quase zangada e em voz alta mas quero pedir agora e vocês não me ajudam! Concordamos em ajudar e repetimos em conjunto com ela R. desculpa! ele sorri. Ela também, aliviada e contente. Situação ultrapassada. 

Depois do almoço, quando ficamos sentados, a M. pergunta: porque é que os homens não querem namorar? Digo-lhe  não sei o que queres dizer. Repete a ideia. Pergunto-lhe: é isso que me queres dizer? e avanço com: acho que me queres dizer ou perguntar outra coisa e acho que sabes o que é, digo. E ela diz namoram, fazem os filhos e depois vão embora. Às vezes acontece, respondo. E ela diz: sim eu sei, os pais continuam a pensar nos filhos e a amá-los, já me disseste. Digo-lhe, e tu não acreditas, é isso? estás e pensar no teu pai e na tua mãe? Diz, estou...eles não atendem o telefone, sequer...mantenho a conversa como posso entre dar-lhe ternura e atenção e colocá-la frente à sua vida.
No dia seguinte, pergunta Manela, há homens que namoram com homens? sim, há, respondo. E mulheres que namoram com mulheres? sim também...faz um trejeito com a cara, como se não gostasse, e diz: quando for grande vou namorar com um rapaz. Está certo, digo eu, escolhes um rapaz mas temos que respeitar quem escolhe diferente. Cada um é que sabe com quem quer namorar...Estão todos a ouvir em silêncio e dizem, pois...sim... e a S. diz: pois é como se quer...mas eu não gosto. E a M. diz e eu vou ter filhos e não lhes vou bater. Vou conversar com eles...e ensino assim. E ensinas bem, digo eu, apesar das dificuldades...quais? pergunta. Então as da vida...eu também tenho. Tens? e querem saber quais são...e falo delas. Ouvem. E talvez relativizem as suas. 

Vejo o G. sozinho no recreio, aproximo-dele e pergunto o que tem. Chora e diz que está sem amigos. Chamo alguns e pergunto se podem brincar com ele. Quando entramos na sala, coloco a questão quando andam no recreio, não vêm os meninos que estão sozinhos? e falo da situação do G. conversamos sobre a importância de olhar e ver e termos atenção e delicadeza para com os outros. Falo das pessoas que estão sozinhas, e dou exemplos: as pessoas mais velhas que não têm com quem falar, os sem abrigo que não têm casa, e levanto-me a andar, sem olhar para nada, a fazer o teatro de pessoas indiferentes. Olham espantados, começam a dar sugestões, a falarem de poder dar abraços, de dar palavras. E o A. diz podemos convidar os sem abrigo para irem para a nossa casa...sorrio e digo se calhar não podemos, mas podemos parar, olhar, conversar...e remato: o mais importante na vida são as pessoas...se fossemos embora desta sala, e não voltássemos, como é que ela ficava? muitas ideias e o sentimento de que somos nós que fazemos o mundo e o lugar onde estamos. Somos nós que podemos dar aos outros atenção, carinho e alegria.

No dia da criança, depois de muitos festejos e brincadeiras, um jogo na sala. Cada um senta-se numa cadeira e os outros falam sobre essa criança. Que criança é o...a... ?? espantoso como se conhecem, como escolhem palavras bonitas e como também dizem o menos agradável de forma suave e equilibrada. Quem está sentado sorri de satisfação, os olhos brilham, e sentem-se acolhidos no meio de todos. Os adultos também falam, com cuidado, para não cair em doses de enaltecimento ou critica velada. É um jogo para nos dizermos e dizermos como nos vemos, valorizando-nos num colo coletivo. Resultou. Emociono-me com estas competências relacionais e sociais, que nesta sala, é o motor do currículo, com a amizade que soubemos construir, apesar de muitos dias, ser arranhada, agredida e protestada. E chorada. 

Mas é assim. E assim se aprende o que há de mais importante na vida. Sabermos ser em relação com os outros, que é coisa pouco fácil e exigente. Foi isto que fizemos este ano. Sendo muito, às vezes parece-me pouco. Porque com tanta conversa, o tempo escapou, deixando de lado tantas outras coisas. Mas educar é escolher. Em contexto. É bom que me lembre disto.

3 comentários:

  1. Que saudades Manela que eu tenho!! Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também eu Sofia, muitas saudades...vê se apareces um dia destes...bjs

      Eliminar
  2. Que saudades Manela que eu tenho!! Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar