sábado, 5 de dezembro de 2015

Natal para todos

Aqui estou em dezembro, a sentir o natal por perto, um frio bom que quer camisolas grossas e um cachecol junto ao pescoço. Temos sorte. Mas há quem a não tenha. 

Lá na escola tentamos constuír um tempo de magia, mas perdemos a graça frente à realidade. Não é a graça, é o sentido da intervenção em contexto. Temos que ser lúcidos e sensatos, dosear a imaginação e a euforia que porventura nos possa inundar neste tempo. O tempo do menino que veio para dar mais justiça ao mundo, dizem. Pois é. Mas o mundo é feito pelos homens e os homens, não raras vezes, esquecem-se de o fazer bem. Justo e igual, sem pobreza. Para além das festas de solidariedade e das intenções políticas em campanhas eleitorais e folhas de excel.  

http://www.mensagenscomamor.com/images/jpgs/img/f/frases_natal.jpgCusta sentir a pobreza. E não há como ignorar que ela afeta cada vez mais as crianças, sendo hoje intolerável o numero daquelas que, no corpo e na alma, se sentem excluídos dos seus direitos fundamentais. Porque as crianças sentem, sabem e confirmam-nos as suas dores. Por palavras, por silêncios, por gestos inquietos e magoados. Pois. 

E assim estamos. A tentar aquecer a sala, a decorar as paredes, a ouvir o que dizem. A tentar fazer um natal, sem mexer muito nele. Para que não seja, o seu festejo, uma marca de exclusão. Num tempo que dizem, ser para todos.

Com a noite a aproximar-se, fico com Sebastião da Gama.

Somos de barro

Somos de barro. Iguais aos mais.
Ó alegria de sabê-lo!
(correi, felizes lágrimas,
por sobre o seu cabelo!)

Depois de mais aquela confissão
impuros nos achámos;
nos descobrimos 
frutos do mesmo chão.

Pecado, amor? pecado fora apenas
não fazer do pecado
a força que nos ligue e nos obrigue
a lutar lado a lado.      

3 comentários:

  1. Consigo, é complicado não nos repetirmos. Mais uma crónica lindíssima, sobre algo tão triste e feio.
    Espero que dê para aquecer a sala e que venham dias e natais melhores.
    Abraço para todos os meninos e meninas!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada...eu é que me sinto cansada de escrever quase sempre o mesmo...mas pronto, começo e as palavras chegam assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela minha parte, que não lhe cansem as palavras e a escrita!

      Eliminar