domingo, 8 de fevereiro de 2015

Meninos guerreiros

Deixamos de escrever e as palavras começam a fugir dentro de nós. Deixamos de escrever por muitas razões, saúde fragilizada, dias frios e mãos geladas, perplexidades assombradas que nos deixam de boca aberta e sorriso triste. Esforçamo-nos por continuar a acreditar na beleza e na liberdade de ser pessoa em relação com outros, mas o mundo obriga-nos a fazer silêncios contidos, para não gritar de espanto. Temos pudor de escancarar a porta e dizer que o rei vai nu. Mas vai.    

http://4.bp.blogspot.com/-6kUlLquSCjY/TzBcgDsZvtI/AAAAAAAAy3o/U9jhCfQmH7s/s640/Meninos.jpgTem estado frio, nos dias e no corpo, meu, da equipa e das crianças. Tentamos aquecer a sala com a nossa alegria, mas o tempo não está de feição para inverter a ordem das coisas. Porque a ordem das coisas é fria e crua, difícil e permanente. Os pés gelam, as mãos tremem, os casacos não chegam, os gorros escasseiam, o frio é muito. Corremos no recreio, brincamos ao lobo, o vento leva-nos as falas para longe, depois rimos e aquecemo-nos, juntos uns dos outros. Muito juntos, juntinhos. E assim vamos fazendo a pedagogia, que é uma forma de nos fazermos, uns com os outros, naquele sitio, onde desagua toda a nossa história. Tão pequenos e com tanta história. Ficamos estarrecidas com as conversas que têm, três anos e tanta vida, três ano e quatro e cinco e tanta informação.

Abrem a boca e desenrolam histórias, pegam em palavras e carregam-nas com sentidos, a propósito e a despropósito, que é outra forma de ter propósito e conseguir obter respostas. Estão cheios de dúvidas, porque os encheram do que não necessitam. Carregados de vida de adultos, feridos na sua intimidade de meninos e meninas a crescer, buscam em nós confirmações e descanso. Porque estão cansados do que sabem e não lhes faz falta. Por isso, intranquilizam-se vezes sem conta durante o dia, batem, pulam, demoram tempo a concentrar-se, não há calma para lidar com essa parte da vida, desvendada, sem cuidado. Não sabem o que fazer do que viram e ouviram. Estão suspensos de si, em modo de respiração alterada. Ás vezes para aguentar, riem-se nervosos, por tudo e por nada.

Continuam meninos e meninas, ainda que sonhem talvez um pouco menos, parece. Há pouco espaço para sonhar quando a cabeça está cheia de coisas difíceis. Tentamos não ceder a leituras breves e evitar zangas com o mundo que não cuida da infância. Já assim também viveram. Tentamos apoiar tudo o que há de positivo, responder ao que nos dizem, lutando para não ficar sem fala. Tentamos controlar falsos moralismos. Mas a vida é muito dura e estes meninos muito pequenos. São guerreiros do seu tempo e dos seus modos.

Podemos começar tudo de novo? vamos lá nascer e aprender a ser meninos e meninas em mundos mais suaves. E quentes. E feitos para a infância. Vá.

Sem comentários:

Enviar um comentário