segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Afetos

Há afetos que nunca morrem, acompanham-nos desde sempre, quando nos descobrirmos pessoas já lá estavam, como coisa nossa e permanecem intocáveis à medida que vamos ficando mais velhos. Pertencem-nos como uma parte qualquer do nosso corpo, uma madeixa de cabelo, as mãos, o joelho ou os olhos. Fazem parte de nós e nunca se discutem, a não ser na remota possibilidade de desaparecerem fisicamente. Porque nem isso, que é possivel e provável, permitimos pensar que possa acontecer. São afetos eternos. Alimentam-se do património comum, dele fazem história(s), lastro para viver e apoio incondicional. São as nossas fortalezas em tempo de lutas miudinhas, lareira acesa em noites de tempestade, porto de abrigo em viagens de mar alto. São também, sem metáforas, conversas soltas à volta de um café, troca de ideias em maré de decisões, convivios em datas festejadas, com flores e abraços à mistura. 

Destes afetos conhecemos quase tudo: a sua amplitude, singularidade e geografia, mesmo quando o correr da vida os empurra momentaneamente  para fora do trajeto comum, colocando-os fora da nossa mira de curto alcance. Nunca nos inquietamos, deixar de os ver é condição da sua autonomia e liberdade, sabemos de fonte segura que regressarão, apenas se desviaram um pouco para respirar, procurar um rio claro ou um horizonte a perder de vista. Coisas certas para continuarem a ser afetos.
E porque são eternos são profundos, solidários e autênticos. Imprescidiveis para a nossa vida, como a água, o pão, o sol, as palavras, o riso, o choro, coisas que fomos comunhando ao longo do tempo e que tornam estes afetos eternos.  A alguns deles chamamos irmãos. Eu tenho um.


2 comentários:

  1. Dar afectos é dos sentimentos mais nobres de um ser humano.Gosto de dar afecto sei que ao fazê-lo torno alguém que gosto mais feliz,uma festa, uma simples mão dada,um beijo, uma pequena caricia no rosto,são afectos que dou sem pedir em troca.Como mãe nada melhor que abraçar, beijar a minha filha,dar lhe o aconchego na cama e o beijinho de boa noite fará dela também numa mulher afectuosa,pois estes afectos serão eternos na sua memoria.

    ResponderEliminar
  2. Pois são. Os afetos movem-nos. E isso nos basta. os afetos de filhos e mães são daqueles que são eternos, sim, são de sempre.

    ResponderEliminar